sábado, 22 de novembro de 2008

Sobre Pedro

A Basílica de São Pedro (à esquerda), no Vaticano (em Roma, a Cidade Eterna), é a igreja-mãe de todas as igrejas do Mundo. Simboliza a Sé Romana, o governo do papa, a Igreja Católica (Universal).

Dela emana a Bênção papal, Urbi et Orbe, à cidade de Roma e ao mundo todo.

A basílica identifica-se também com a pedra que é Pedro, sobre a qual foi edificada a Igreja. Assim como Pedro é fundademento da Igreja, a Basílica Vaticana é fundamento para todas as outras.

Um lugar importante da basílica é o Sepulcrum Sancti Petri Apostoli (à direita), que é túmulo de São Pedro. Ali ficam os Pálios de lã que são dados aos arcebispos e ao próprio papa. Ali SS Bento XVI fez uma breve oração antes da Santa Missa em que iniciou solenemente seu Ministério Petrino.

Se cada catedral deve ser modelo litúrgico para suas paróquias, muito mais as celebrações papais na basílica de São Pedro devem ser exemplo para as liturgias do mundo todo. 

As celebrações pontifícias sempre são marcadas pela discreta nobreza, característica marcante do rito romano, e de uma retidão ritual invejável. A celebração faz o que se propõem a fazer: Agradar a Deus e estimular os fiéis à oração. Assim sendo, cabe mais uma simplicidade de gestos e uma sobriedade dos sinais, e a sua correta situação nos determinados momentos, do que adições inoportunas, porque comunicam mais.

Rezemos pelo santo padre!!!

Nenhum comentário: